As primeiras coisas interessantes de se fazer quando começamos a mexer com o Arduino é fazer aplicações usando apenas LEDs. Isso porque os LEDs podem simbolizar componentes, máquinas e outras coisas, além de ser bem simples de entender seu funcionamento para que possamos ligar ou desligar ele.
Caso você não tenha experiência com programação, não há problemas, porque a estrutura dos programas básicos é fácil de entender intuitivamente e você pode pesquisar online cursos ou sites que te auxiliem nesse aprendizado. A linguagem mais próxima da presente no Arduino é a linguagem C. E vale lembrar da aula anterior que foi sobre o software do Arduino, já que esse tutorial vai precisar dele.
E vale lembrar que você pode testar virtualmente o que vou ensinar usando o site Tinkercad, sem precisar de um Arduino.
LED (Light Emitting Diode)
Explicando rapidamente o LED. Ele emite luz quando é energizado a partir de uma certa tensão e a corrente que passa por ele determina a intensidade dessa luz. A corrente máxima de cada porta do Arduino é baixa, então não tem muito risco de queimar um LED. Por via das dúvidas, é sempre bom ligá-lo em série com um resistor, pois o resistor limita a corrente que passa pelo LED. Um valor bem seguro é de 1KΩ, mas você pode diminuir e ir testando.
Você pode observar três elementos para identificar qual é a ponta positiva (ânodo) e qual e a negativa (cátodo):
- Se o LED for novo, a maior perna dele será o ânodo – Não é muito seguro
- Internamente, o lado grande (o lado que o “ferrinho for maior) é o cátodo.
- O lado do vidro que tiver achatado na parte debaixo é o cátodo.
Circuito
Veja o post sobre a placa do Arduino para entender melhor cada processo.
Para ligar qualquer LED, o circuito será essencialmente o mesmo. O cátodo deve ser ligado ao GND e o ânodo ao 5v, mas uma das pontas deve ser ligada primeiro ao resistor (220Ω). No circuito abaixo, eu preferi ligar o resistor no lado negativo (GND) do LED. Como nós queremos controlar o LED, então, no lugar do 5v, nós vamos ligar em algum pino digital do Arduino.
De acordo com o circuito, eu liguei em qualquer pino digital, que no caso foi o 6 e o 7.
Programação
Para controlar os LEDs é bem simples, basta agora comandar aqueles pinos 6 e 7, mandando 5v para ligar e GND para desligar. Antes de fazer isso, é necessário fazer algumas configurações bases dentro do nosso setup. Basta configurar os pinos, que vamos usar, como saídas e o comando para isso é o:
pinMode(pino, valor);
O parâmetro valor define se o pino é saída (OUTPUT) ou entrada (INPUT). No nosso caso ficaria então:
pinMode(6, OUTPUT);
pinMode(7, OUTPUT);
Feito isso, podemos controlar os LEDs e para isso a função existente é:
digitalWrite(pino, estado);
O parâmetro estado define se o pino deve receber 5v (HIGH) ou GND (LOW). Para acender nosso LED, basta mandar um sinal alto:
digitalWrite(6, HIGH);
Agora é só programar o que quisermos na nossa função loop. O código abaixo usa o mesmo circuito acima e pisca um LED de cada vez.
Código completo
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 | void setup() { pinMode(6, OUTPUT); pinMode(7, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(6, HIGH); digitalWrite(7, LOW); delay(1000); digitalWrite(6, LOW); digitalWrite(7, HIGH); delay(1000); } |
Se quiser, da pra fazer também um semáforo, um cubo de LED, uma árvore de natal e um monte de outras coisas fascinantes, basta usar a imaginação e os simples comandos aprendidos nessa aula.
E se você quiser saber como implementar um botão nesse circuito, veja a aula 4.
Lendo botões c/ o Arduino – Aula 4 – AI
Aula proveitosa.
Obrigado
Eu que agradeço, Robson!
Boa tarde , adorei o tema os codicos foram
muito muito esplicativo
Boa noite, Elias! Que ótimo, espero que as demais aulas possam te ajudar também.
Opa Fabião! Ajudou muito, tudo de bom com você e sua família, Deus abençoe!
Brigadão, Tiago! Fico feliz em contribuir. Deus abençoe você também!