A eletrônica digital é uma parte fundamental da própria eletrônica. É por meio dela que muitos sistemas que vemos no dia a dia existem. Os celulares, os computadores, alguns eletrodomésticos e até as redes de inteligências artificial são todos criados com a eletrônica digital.

Desta forma, este curso tem o objetivo de te introduzir ao mundo da eletrônica digital e mostrar do básico até assuntos um pouco mais avançados.


Sinal elétrico

Para entender o que é a eletrônica digital, é importante conceituar o que é um sinal digital e sua diferença do sinal analógico.

O sinal elétrico pode ser tanto a corrente quanto a tensão. Entretanto, o mais comum é trabalhar com a tensão e se referir ao sinal dela. E é isso que farei nos exemplos deste post.

Sinal analógico

Imagine uma fonte de tensão variável que varia de 0 a 15V por exemplo. Sabemos que o sinal de saída varia de 0 a 15v, mas qual é a menor casa decimal possível de se ajustar neste sinal?

Idealmente na matemática, sabemos que, entre dois números quaisquer (ex: 0 e 1), existem infinitos números. Seguindo esta lógica, entre 0 e 15V, poderíamos ajustar a tensão da fonte para um valor de 3,33333333v até infinitas casas decimais.

Este tipo de sinal categoriza o sinal analógico. Isto é, um tipo de sinal que possui infinitos valores possíveis entre dois pontos. Veja a imagem abaixo para entender:

sinal elétrico digital

Sinal digital

Por outro lado, o sinal digital é um sinal que possui um número finito de valores entre dois pontos. Voltando ao exemplo da fonte de tensão variável: para ela ter um sinal de saída digital, bastaria a fonte ter um número finito de valores de tensões possíveis para ajustar.

Por exemplo: imagine que você só consiga incrementar a tensão da fonte de 0.5v em 0.5v, então haveriam 31 valores possíveis de tensão no fim das contas: 0, 0.5, 1, 1.5, 2, 2.5 … E, dessa forma, entre dois pontos quaisquer, haveria um número finito de valores.

Veja a imagem abaixo para entender:

sinal elétrico digital

De acordo com os pontos da imagem então, entre os pontos de 11.0V e 7.5V teríamos um número finito de valores possíveis de tensão. Que neste caso seria: 8.0, 8.5, 9.0, 9.5, 10.0, 10.5 (6 pontos).

Observações finais

Portanto, a eletrônica digital é a parte da eletrônica que utiliza o sinal digital para desenvolver os sistemas digitais. Pode parecer redundante e vago, mas o importante nesta primeira aula é absorver o conceito do sinal digital.

A explicação deste post é bem simples e apenas tangencia o assunto do sinal digital. Na próxima aula, aprenderemos sobre sistema binário, que é o sistema que rege a eletrônica digital, e qual é sua relação com o sinal digital.

Por ora, para ler um pouco mais sobre o sinal elétrico, veja este post que mostra como ocorre a conversão do sinal analógico em digital.

Sistema binário – Aula 2 – ED