O potenciômetro é um componente que muitos já colocaram a mão e nem sabem, pois ele está presente em diversos equipamentos eletroeletrônicos. Os lugares mais comuns onde ele aparece são: ajuste do volume do som e também estão em quase todos os joysticks.
Exemplo mais frequente de um potenciômetro
O que é?
Mas o que é então esse componente tão usado? Não é nada mais que um “resistor” de 3 pinos capaz de variar sua resistência a partir de uma parte mecânica que, dependendo do modelo, gira ou desliza.
Modelo com parte deslizante
Suas principais partes são: um elemento resistivo e um contato mecânico que se movimenta. As extremidades desse elemento resistivo, são conectadas nos dois pinos das pontas do potenciômetro, um em cada extremidade. E a parte girante é ligada ao pino central.
Como Funciona
Quando você gira ou desliza a parte mecânica, a resistência aumenta gradativamente de um lado e abaixa, também gradativamente, do outro até que um lado esteja com a resistência máxima do potenciômetro e outro vire um curto circuito e vice-versa. As imagens abaixo mostram o potenciômetro girado totalmente para um lado e depois sendo girado para o outro.
Não há um valor fixo da resistência máxima, então é possível encontrar modelos com diferentes valores (1K, 10K, 20K, 50K, etc). E há também modelos com diferentes precisões. Alguns que podem dar várias voltas e outros que tem um angulo máximo de 270º de rotação.
Uso e utilidade
Se os três pinos são usados, ele funciona como um divisor de tensão. E, caso sejam usados apenas 2 pinos do potenciômetro (o central e algum da extremidade), ele passa a se comportar como uma resistência variável ou um reostato. Os símbolos do potenciômetro são os da imagem abaixo.
O divisor de tensão tem diversas utilidades, assim como o reostato. E os analógicos de joysticks são basicamente dois potenciômetros, um para cada eixo. Porém, a forma como ele se apresenta, em alguns desses controles, é diferente da imagem padrão de um potenciômetro. Enfim, é um componente bem interessante. Principalmente para controlar pequenos projetos usando o Arduino.
Muito bom essas explicações! Agora e colocar em pratica…
Valeu Emanuel. Não se preocupe, porque você vai ter muita oportunidade de mexer com potenciômetros ao longo da sua jornada na eletrônica. Digo isso, porque eles são bem comuns em circuitos.