Uma informação bem interessante de se usar em muitos projetos é a intensidade luminosa do ambiente. Pois, com ela da pra fazer lógicas para saber se está de dia ou de noite e, dependendo, criar um acendimento automático de lâmpadas. E o componente capaz disso é o LDR.
Veja como utilizá-lo aqui.
O que é
O LDR, ou Resistor Dependente de Luz, é, basicamente, um resistor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz que incide sobre ele. Os tipos mais comuns possuem maior sensibilidade à luz visível. Porém, existem variações que permitem maior sensibilidade à luz infravermelha.
Como mostra a imagem acima, ele possui apenas dois terminais e não tem polaridade. Além disso, um dos materiais presentes nele é um semicondutor de alta resistência.
Uma informação importante, é que o LDR pode apresentar certos atrasos para variar a resistência. Podendo demorar cerca de 10ms para detectar a mudança de um ambiente escuro para um claro.
Símbolo mais comum:
Você pode encontrar o símbolo acima com um circulo no lugar do retângulo. Ou então o próprio desenho do LDR. Entretanto, o mais usual é o da imagem acima.
Funcionamento
A física por trás do LDR lembra bastante o efeito fotovoltaico. Quando os fótons (partículas de luz) incidem sobre a superfície do componente, os elétrons presentes no material semicondutor são liberados. Com isso, sua condutividade aumenta e a resistência cai.
Fonte: Wikipedia
E, como o material possui alta resistência em seu estado normal, sua resistência fica baixa quando incide muito luz nele. Ou seja, se está escuro a resistência é máxima, e se está claro, a resistência é minima.
Aplicações
- Acendimento automático de lâmpada: é muito útil para economizar energia e evitar trabalho desnecessário. Basta usar o LDR para detectar se está de dia ou de noite, e, acender as luzes ou não.
- Robo seguidor de linha: é possível detectar a intensidade da luz que bate no chão e retorna ao sensor de um robô. E assim, criar um que seja capaz de seguir uma linha.
- Cultivo: Podem existir casos em que certo tipo de planta ou fungo só pode ficar em ambientes que tenham uma certa intensidade de luz máxima. Portanto é possível criar um monitoramento do ambiente com o LDR.
- Outros: Tudo que precise da medição da intensidade luminosa.
como usa 2 LDR em um circuito com tensão de 12 volts ?
Depende de como ele ficará no seu circuito. É possível utilizá-lo com um transistor ou um microcontrolador (teria que ser alimentado com 5v no caso). Tem um outro post que explico melhor essa parte. Lembrando que, para o caso do transistor, é bom dar uma lida no post que explico como fazer os cálculos. Tudo está bem tranquilo de entender. Se ainda assim tiver alguma dúvida, pode perguntar novamente e me mande alguma imagem do circuito para facilitar o entendimento.
Como eu faço para calcular o lux usando um LDR? eu queria saber se o luxímetro que tenho está correto, contudo não tenho Arduíno para instalar o LDR.
É possível fazer isto a partir de algumas informações fornecidas pelo datasheet do LDR. Como é improvável saber o datasheet de um LDR, dá pra fazer uma aproximação de um datasheet qualquer que possui características semelhantes (resistência mínima é máxima semelhantes). No caso do LDR mais comum (que varia de 0 a 10κΩ), encontrei esta página com um datasheet que mostra características próximas de resistência. Neste mesmo datasheet, há uma reta que mostra a relação entre a resistência e o lux. Sendo mais preciso, há uma tabela que diz: 400Ω corresponde a 1000 Lux e 9kΩ corresponde a 10 Lux. A partir destes valores, dá pra aproximar os valores por uma reta (y = ax+b) e calcular o coeficiente angular e linear da função. Para este caso, a fórmula é:
Lux =-Rldr*99/860 + 1046.04651
Existem outras formas de calcular que são um pouco mais experimentais e mais complexas…
Foi muito útil para mim porque me ajudou a perceber muita coisa
Que ótimo, Lino! Tomara que os outros posts te ajudem dessa forma também.
a onde nois chegou