O efeito piezoelétrico está presente em um componente muito interessante que é a célula piezoelétrica. E essa célula é o que fica dentro de um buzzer e também pode ser encontrada dentro de alguns daqueles tênis que piscam quando a pessoa anda.
O que é?
Em síntese, o efeito piezoelétrico é o surgimento de uma tensão elétrica a partir de um esforço mecânico. Ele ocorre em cristais, como os de quartzo. O efeito piezoelétrico também pode ser o contrário: gerar um deslocamento a partir de uma tensão elétrica.
Ou seja, se pressionarmos um cristal de quartzo, uma diferença de potencial irá surgir. E, caso seja aplicada uma tensão nele, o cristal se expandirá. Essa expansão do cristal pode ser chamada também de efeito piezoelétrico reverso.
E a reação é momentânea, isto é, se o cristal for pressionado e a pressão se mantiver constante, a tensão não continuará, ela irá desaparecer depois de algum tempo. Portanto, a tensão gerada é resultado da variação de pressão.
Aplicações
Esse efeito pode ser utilizado para diversas finalidades. Como foi dito anteriormente, em tênis que piscam luzes quando a pessoa anda. E, isso ocorre, pois o tênis possui uma célula piezoelétrica que, quando se pisa no chão, uma pressão é exercida e um diferencial de potencial aparece e as luzes se acendem. As luzes se apagam rapidamente justamente pelo que eu disse sobre o efeito ser momentâneo.
Uma aplicação similar é a geração de energia pelo movimento de pessoas em um determinado espaço.
Além disto, outra aplicação é o buzzer, que é como se fosse um pequeno alto falante. Ele possui uma célula piezoelétrica internamente que vibra de acordo com o sinal aplicado em seus terminais, produzindo assim um som. E isto ocorre, pois as ondas sonoras são produzidas por vibrações mecânicas.
Quando a frequência do som ultrapassa os 20KHz, uma onda ultrassônica é gerada. E o ultrassom tem inúmeras aplicações importantíssimas na área médica, como a ultrassonografia. Além das aplicações citadas, existem muitas outras, inclusive os cristais geradores de frequências dos clocks dos circuitos digitais.
alguém poderia explicar o uso do cristal piezoelétrico em um nebulizador (inalador), como ele pode gerar névoa?
Não vou saber explicara a fundo. Mas, o cristal piezoelétrico em umidificadores serve para criar altas vibrações na água e, com isto, “gerar” pequenas gotículas de água que rapidamente se tornam vapor. Não sei dizer o fenômeno físico que faz a água virar vapor neste caso, mas pode ter a ver com a pressão (ou a falta dela) provocada pelas rápidas oscilações do cristal.
UMA MERDA
Que pena você não ter gostado, Tiago. Espero que os demais posts do site sejam úteis para você.
Valeu pelo conteúdo, me serviu bastante, bem didático.
Que coisa boa de ler, Edson. Também te agradeço pelo comentário!
Muito boa a explicação
Brigadão, Breno!