Neste projeto, iremos construir um despertador utilizando um display LCD, um buzzer e um Arduino para fazer o controle do sistema.

Circuito

O objetivo é usar um buzzer ou um alto falante pra fazer a parte sonora do despertador e um display LCD 16×2 pra fazer a parte visual (configurações). Eu vou usar um shield (imagem abaixo) que possui o display e alguns botões já inclusos. Mas, caso você não possua o mesmo modelo, vou listar como fazer cada ligação separadamente.

Recomendo bastante que leia sobre o buzzer e sobre o LCD 16×2 para entender o projeto por completo.

display lcd

Buzzer

Basicamente é só ligar o positivo do alto falante/buzzer em série com um resistor (pode ser 100Ω) em um pino digital do Arduino (vou ligar no 13). E o negativo vai no GND. A imagem abaixo ilustra a ligação.

buzzer arduino

Display

O display você pode ligar em qualquer pino digital, basta configurar depois na programação. A imagem abaixo mostra a ligação padrão.

circuito display lcd

Botões

Você pode ligar os botões em pinos digitais separados. A ligação adiante é só para reproduzir o comportamento do shield.

Pra reproduzir os botões que tem no shield (cima, baixo, direita, esquerda, select), basta usar 5 botões. Eles devem ser ligados, de um lado, no 5V e, do outro lado, em um pino analógico do Arduino em série com um resistor. Além disto, é preciso ligar um resistor do pino analógico para o GND. Veja a imagem abaixo para entender.

Leitura analógica dos botões

Você pode ligar todos os botões na mesma porta analógica, basta variar o valor do resistor de cada botão. Isso porque, cada botão produzirá uma tensão diferente na entrada analógica.

Assim, poderemos ler esses valores dentro do programa. Recomendo usar valores de 1kΩ, 4k7Ω, 10kΩ, 15kΩ, 22kΩ… Sempre valores que não sejam muito próximos. Com isto, você vai ter que descobrir a faixa de leitura de cada botão pra usar na programação.

Programação

Como a interface funciona

Na versão 1.0, fiz uma interface que você pode selecionar 3 opções:

  • Mostrar as horas
    • Direciona pra tela que mostra as horas
  • Definir o alarme
    • Direciona pra tela de configurar o alarme
  • Definir horas
    • Direciona pra tela de configurar as horas

Pra navegar pelo menu é só usar dois botões (cima e baixo) e, para acessar cada tela, basta apertar o botão select.

Na tela de configuração do alarme e das horas, os botões cima e baixo alteram os valores, os botões esquerda e direita mudam a posição do cursor e o botão select aplica as mudanças. Na tela da configuração do alarme também é possível desativar e ativar o alarme.

Já na tela de horas, o botão select volta pro menu principal. 

Quando o alarme toca, o buzzer/alto falante começa a tocar e você tem que apertar select pra sair da tela. Enquanto você não apertar, o alarme não irá parar. E o alarme é constante, isto é, ele toca diariamente a partir do momento que você ligar ele na tela de alarme. Assim que você desliga o alarme (depois dele tocar), ele fica desativado até que o horário chegue no minuto seguinte e ele se ativa novamente.

Configurações

Pra usar o código, talvez seja preciso configurar algumas coisas:

  • Pino do buzzer/alto falante
    • Basta ir na linha 19 (#define BUZZER 13) e mudar o valor do pino.
  • Música do alarme
    • Na variável MUSICA, dá pra você criar sua própria música pra tocar no alarme. Veja o post sobre como tocar música com o Arduino pra entender como fazer a alteração.
  • Valores analógicos dos botões
    • Se você não está usando o shield que mostrei anteriormente, precisará alterar a faixa de leitura dos botões. No início do código (linhas 22-26) estão as definições das faixas de leituras dos botões, então basta alterá-las.
    • Exemplo, se sua faixa do botão select foi de 50~100, é só alterar: “analogRead(A0) <= 66 && analogRead(A0) >= 66” para: “analogRead(A0) <= 100 && analogRead(A0) >= 50 “. Faça isso para todos os botões.
    • Recomendo a leitura do post sobre leitura analógica com Arduino para saber como fazer a leitura da faixa de valores (leitura analógica simples).
  • LCD
    • O shield que utilizei usa pinos diferentes da ligação que mostrei no tópico do circuito. Se não for o seu caso mude a linha 14 no código:
    • No meu caso é: LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);
    • Na ligação padrão fica: LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

Biblioteca

Você vai precisar também da biblioteca Time, que pode ser baixada aqui ou aqui. Essa biblioteca cria funções de horas, minutos, segundos e de datas e é perfeita pra nossa aplicação.

Código completo

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// PROJETO CRIADO PELO SITE MUNDO PROJETADO
// Acesse: www.mundoprojetado.com.br
// Versão 3.1 de um despertador criado usando um shield LCD16x2 e um buzzer
// Atualizações:
//  Versão 3.1: verificação de mes e ano bissexto na configuração do dia da data
//              fornecido pelo leitor: Harrison Lucas Paula Lacerda
//  Versão 3.0: adição da configuração da data e pequenos ajustes no código
//  Versão 2.0: adição da data na tela de horas e reescrita do código de uma melhor forma
//  Versão 1.0: só pode configurar um despertador que fica constante a partir do momento que é ligado
// ----------------------------------------------------------------------------------------------------

// ----- Bibliotecas -----
#include <TimeLib.h>

#include <LiquidCrystal.h>
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);


// ----- Definições -----
// Pino do Buzzer
#define BUZZER 13

// Condições dos botões apertados
#define BOTAO_CIMA    analogRead(A0) <= 43 && analogRead(A0) >= 42
#define BOTAO_BAIXO   analogRead(A0) <= 57 && analogRead(A0) >= 58
#define BOTAO_SELECT  analogRead(A0) <= 66 && analogRead(A0) >= 66
#define BOTAO_DIR     analogRead(A0) <= 20
#define BOTAO_ESQ     analogRead(A0) <= 63 && analogRead(A0) >= 62

// Delay (em milisegundos) após pressionar botões
#define DELAY_BOT_SLOW    300
#define DELAY_BOT_FAST    100

// ----- Variaveis globais -----

// Simbolo da seta na configuraçao
byte SIMBOLO_SETA[8] = {
  B00100,
  B00100,
  B01110,
  B10101,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
};

// Simbolo do relogio
byte SIMBOLO_RELOGIO[8] = {
  B00000,
  B10001,
  B01110,
  B10101,
  B10111,
  B10001,
  B01110,
  B00000,
};

// Musica do despertador
const char* MUSICA[] = {"Re", "Mi", "Fa", "Sol", "Do", "La", "Fa", "Do", "Fim"};
const int DURACAO[] = {500, 500, 500, 500, 500, 500, 500, 500};


// Frases do menu
const String titulo_menu[4] = {"Mostrar horas", "Definir alarme", "Mudar as horas", "Mudar data"};

// Estados do programa em relação aos menus
enum {
  MENU_MAIN = 0,
  MENU_HORAS,
  MENU_ALARME,
  MENU_CONFIG_HORAS,
  MENU_CONFIG_DATA
}menu_atual;

// Variaveis auxiliares dos menus
uint8_t d1, d2, pos = 0;
uint16_t d3; // É de 16 bits, pois pode armazenar o ano da data

// Variaveis para controle do alarme
bool parou_alarme = false, alarme_ativado = true;

// Horas e minutos do alarme
unsigned char alarme[2] = {12, 01};


// ----- Prototipo das funções -----
void verificar_alarme(void);
void tocar(char* mus[], int tempo[]);
String get_hour(void);
String get_date(void) ;

void setup()
{
  // Inicia o LCD e cria os símbolos
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.createChar(1, SIMBOLO_SETA);
  lcd.createChar(2, SIMBOLO_RELOGIO);

  // Define hora/min/segundo - dia/mes/ano
  setTime(12, 00, 0, 23, 1, 2021);

  // Configura o pino do buzzer
  pinMode(BUZZER, OUTPUT);
}

void loop()
{
  // Verifica em qual menu está
  switch (menu_atual)
  {
    // Menu principal
    case MENU_MAIN:
      // Escreve os títulos
      lcd.setCursor(0, 0);
      lcd.print(titulo_menu[pos]);
      lcd.setCursor(0, 1);
      if (pos < 3)
      {
        lcd.print(titulo_menu[pos + 1]);
      }
 
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
   
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA && pos > 0)
      {
        pos--;  
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO && pos < 3)
      {
        pos++;  
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        // Verifica em qual menu deve entrar
        switch (pos)
        {
          case 0:
            menu_atual = MENU_HORAS;
            break;
          case 1:
            menu_atual = MENU_ALARME;
            pos = 0;
            d1 = alarme[0];
            d2 = alarme[1];
            d3 = alarme_ativado;
            break;
          case 2:
            menu_atual = MENU_CONFIG_HORAS;
            pos = 0;
            d1 = hour();
            d2 = minute();
            break;
          case 3:
            menu_atual = MENU_CONFIG_DATA;
            pos = 0;
            d1 = day();
            d2 = month();
            d3 = year();
        }
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
     
      break;
    // ----- MENU_MAIN -----


    case MENU_HORAS:
      lcd.setCursor(3, 0);
      lcd.print(get_hour());
      lcd.setCursor(3, 1);
      lcd.print(get_date());
     
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
     
      if (BOTAO_SELECT)
      {
        menu_atual = MENU_MAIN;
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
     
      break;
    // ----- MENU_HORAS -----
   

    case MENU_ALARME:
      // Escreve as horas do alarme
      lcd.setCursor(0, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);

      // Informa se está ativo ou não
      lcd.setCursor(7, 0);
      if (d3)
      {
        lcd.print("Ativado");
      }
      else
      {
        lcd.setCursor(6, 0);
        lcd.print("Desativado");
      }

      // Desenha a seta
      switch (pos)
      {
        case 0:
          lcd.setCursor(1, 1);
          break;
        case 1:
          lcd.setCursor(3, 1);
          break;
        case 2:
          lcd.setCursor(10, 1);
          break;
      }
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        else if (pos == 2 && d3 < 1)
        {
          d3 ++;
          lcd.setCursor(6, 0);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(14, 0);
          lcd.print("  ");
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        else if (pos == 2 && d3 > 0)
        {
          d3 --;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 2)
      {
          pos++;
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        alarme[0] = d1;
        alarme[1] = d2;
        alarme_ativado = d3;
       
        menu_atual = MENU_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }

      break;
      // ----- MENU_ALARME -----


    case MENU_CONFIG_HORAS:
      // Escreve as horas
      lcd.setCursor(5, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }    
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);

      // Desenha a seta
      lcd.setCursor(6 + pos*2, 1);  
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 1)
      {
          pos++;  
          lcd.setCursor(6, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(8, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        setTime(d1, d2, 0, day(), month(), year());
        menu_atual = MENU_MAIN;
        pos = 0;
       
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }

      break;
      // ----- MENU_CONFIG_HORAS -----
     
 
    case MENU_CONFIG_DATA:
      // Escreve a data
      lcd.setCursor(3, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }    
      lcd.print(d1);
      lcd.print("/");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);

      lcd.print("/");
      lcd.print(d3);

      // Desenha a seta
      lcd.setCursor(4 + pos*3, 1);
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        uint8_t aux;
       
        // Restringe o valor do dia de acordo com o mês e ano (se for bissexto)
        if(d2 == 1 || d2 == 3 || d2 == 5 || d2 == 7 || d2 == 8 || d2 == 10 || d2 == 12)
        {
          aux = 31;
        }
        else if(d2 == 2)
        {
          if(d3%4 == 0)
          {
            aux = 29;
          }
          else
          {
            aux = 28;
          }
        }
        else // Condições faltantes: mes 4, 6, 9 ou 11
        {
          aux = 30;
        }
       
        if (pos == 0 && d1 < aux)
        {
          d1++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 12)
        {
          d2++;
        }
        else if(pos == 2 && d3 < 9999)
        {
          d3++;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 1)
        {
          d1--;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 1)
        {
          d2--;
        }
        else if(pos == 2 && d3 > 0)
        {
          d3--;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 2)
      {
          pos++;  
          lcd.setCursor(4, 1);
          lcd.print("       ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(4, 1);
          lcd.print("       ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        setTime(hour(), minute(), second(), d1, d2, d3);
       
        menu_atual = MENU_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }

      break;
      // ----- MENU_CONFIG_HORAS -----
  }

  // Verifica se esta na hora de despertar
  verificar_alarme();
}


/*
 * Verifica se está na hora do alarme tocar
 */

void verificar_alarme(void)
{
  if (hour() == alarme[0] && minute() == alarme[1] && !parou_alarme && alarme_ativado)
  {
    lcd.clear();
    lcd.setCursor(1, 0);
    lcd.print("Segure select");
    lcd.setCursor(3, 1);
    lcd.print("para parar");
   
    while (!parou_alarme)
    {
      tocar(MUSICA, DURACAO);
      if (BOTAO_SELECT)
      {
        parou_alarme = true;
      }
      delay(200);
    }
   
    lcd.clear();
  }
  // So reinicia a variável quando os segundos forem menor que 2 (próximo minuto)
  if (parou_alarme && second() <= 2)
  {
    parou_alarme = false;
  }
}


/*
 * Toca uma musica de acordo com o parâmetro
 */

void tocar(char* mus[], int tempo[])
{
  int tom = 0;
  for (int i = 0; mus[i] != "Fim"; i++)
  {
    if (mus[i] == "Do") tom = 262;
    if (mus[i] == "Re") tom = 294;
    if (mus[i] == "Mi") tom = 330;
    if (mus[i] == "Fa") tom = 349;
    if (mus[i] == "Sol") tom = 392;
    if (mus[i] == "La") tom = 440;
    if (mus[i] == "Si") tom = 494;
    if (mus[i] == "Do#") tom = 528;
    if (mus[i] == "Re#") tom = 622;
    if (mus[i] == "Fa#") tom = 370;
    if (mus[i] == "Sol#") tom = 415;
    if (mus[i] == "La#") tom = 466;
    if (mus[i] == "Pausa") tom = 0;
   
    tone(BUZZER, tom, tempo[i]);
    delay(tempo[i]);

    // CONDIÇAO DO DESPERTADOR - Não tem relação com essa função
    if (BOTAO_SELECT)
    {
      parou_alarme = true;  
      break;
    }
  }
}


/*
 * Retorna uma string com o horário atual no formato:
 * HH:MM:SS
 */

String get_hour(void)
{
  String horario = "";
  unsigned char i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = hour();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = minute();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = second();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      horario += "0";
    }
    horario += aux;

    if(i != 2)
    {
      horario += ":";
    }
  }
   
  return horario;
}

/*
 * Retorna uma string com a data no formato:
 * DD/MM/AAAA
 */

String get_date(void)
{
  String data = "";
  unsigned int i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = day();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = month();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = year();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      data += "0";
    }
    data += aux;

    if(i != 2)
    {
      data += "/";
    }
  }
   
  return data;
}

Código com vários alarmes

Resolvi fazer um código à parte que é igual ao de cima com adição de diversos alarmes configuráveis via código (só um continua sendo configurado pelo display). Para alterar ou adicionar um novo alarme, altere a variável alarmes seguindo as orientações dos comentários no código (linha 86). Remova ou adicione os alarmes conforme sua necessidade.

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// PROJETO CRIADO PELO SITE MUNDO PROJETADO
// Acesse: www.mundoprojetado.com.br
// Versão 3.2 de um despertador criado usando um shield LCD16x2 e um buzzer
// Atualizações:
//  Versão 3.2: verificação de mes e ano bissexto na configuração do dia da data
//              fornecido pelo leitor: Harrison Lucas Paula Lacerda
//  Versão 3.1: adição de vários alarmes configuráveis via código
//  Versão 3.0: adição da configuração da data e pequenos ajustes no código
//  Versão 2.0: adição da data na tela de horas e reescrita do código de uma melhor forma
//  Versão 1.0: só pode configurar um despertador que fica constante a partir do momento que é ligado
// ----------------------------------------------------------------------------------------------------

// ----- Bibliotecas -----
#include <TimeLib.h>

#include <LiquidCrystal.h>
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);


// ----- Definições -----
// Pino do Buzzer
#define BUZZER 13

// Condições dos botões apertados
#define BOTAO_CIMA    analogRead(A0) <= 43 && analogRead(A0) >= 42
#define BOTAO_BAIXO   analogRead(A0) <= 57 && analogRead(A0) >= 58
#define BOTAO_SELECT  analogRead(A0) <= 66 && analogRead(A0) >= 66
#define BOTAO_DIR     analogRead(A0) <= 20
#define BOTAO_ESQ     analogRead(A0) <= 63 && analogRead(A0) >= 62

// Delay (em milisegundos) após pressionar botões
#define DELAY_BOT_SLOW    300
#define DELAY_BOT_FAST    100

// ----- Variaveis globais -----

// Simbolo da seta na configuraçao
byte SIMBOLO_SETA[8] = {
  B00100,
  B00100,
  B01110,
  B10101,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
};

// Simbolo do relogio
byte SIMBOLO_RELOGIO[8] = {
  B00000,
  B10001,
  B01110,
  B10101,
  B10111,
  B10001,
  B01110,
  B00000,
};

// Musica do despertador
const char* MUSICA[] = {"Re", "Mi", "Fa", "Sol", "Do", "La", "Fa", "Do", "Fim"};
const int DURACAO[] = {500, 500, 500, 500, 500, 500, 500, 500};


// Frases do menu
const String titulo_menu[4] = {"Mostrar horas", "Definir alarme", "Mudar as horas", "Mudar data"};

// Estados do programa em relação aos menus
enum {
  MENU_MAIN = 0,
  MENU_HORAS,
  MENU_ALARME,
  MENU_CONFIG_HORAS,
  MENU_CONFIG_DATA
}menu_atual;

// Variaveis auxiliares dos menus
uint8_t d1, d2, pos = 0;
uint16_t d3; // É de 16 bits, pois pode armazenar o ano da data

// Variaveis para controle do alarme
bool parou_alarme = false, alarme_ativado = true;

// Variavel dos alarmes
// O primeiro da lista é o configurável pelo display
// Adicione seu alarme mantendo o formato {XX,XX},
unsigned char alarmes[][2] = {{6, 0},
                              {8, 0},
                              {10, 0}
                              };

// ----- Prototipo das funções -----
void verificar_alarme(void);
void tocar(char* mus[], int tempo[]);
String get_hour(void);
String get_date(void) ;

void setup()
{
  // Inicia o LCD e cria os símbolos
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.createChar(1, SIMBOLO_SETA);
  lcd.createChar(2, SIMBOLO_RELOGIO);

  // Define hora/min/segundo - dia/mes/ano
  setTime(12, 00, 0, 23, 1, 2021);

  // Configura o pino do buzzer
  pinMode(BUZZER, OUTPUT);
}

void loop()
{
  // Verifica em qual menu está
  switch (menu_atual)
  {
    // Menu principal
    case MENU_MAIN:
      // Escreve os títulos
      lcd.setCursor(0, 0);
      lcd.print(titulo_menu[pos]);
      lcd.setCursor(0, 1);
      if (pos < 3)
      {
        lcd.print(titulo_menu[pos + 1]);
      }
 
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
   
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA && pos > 0)
      {
        pos--;  
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO && pos < 3)
      {
        pos++;  
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        // Verifica em qual menu deve entrar
        switch (pos)
        {
          case 0:
            menu_atual = MENU_HORAS;
            break;
          case 1:
            menu_atual = MENU_ALARME;
            pos = 0;
            d1 = alarmes[0][0];
            d2 = alarmes[0][1];
            d3 = alarme_ativado;
            break;
          case 2:
            menu_atual = MENU_CONFIG_HORAS;
            pos = 0;
            d1 = hour();
            d2 = minute();
            break;
          case 3:
            menu_atual = MENU_CONFIG_DATA;
            pos = 0;
            d1 = day();
            d2 = month();
            d3 = year();
        }
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
     
      break;
    // ----- MENU_MAIN -----


    case MENU_HORAS:
      lcd.setCursor(3, 0);
      lcd.print(get_hour());
      lcd.setCursor(3, 1);
      lcd.print(get_date());
     
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
     
      if (BOTAO_SELECT)
      {
        menu_atual = MENU_MAIN;
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
     
      break;
    // ----- MENU_HORAS -----
   

    case MENU_ALARME:
      // Escreve as horas do alarme
      lcd.setCursor(0, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);

      // Informa se está ativo ou não
      lcd.setCursor(7, 0);
      if (d3)
      {
        lcd.print("Ativado");
      }
      else
      {
        lcd.setCursor(6, 0);
        lcd.print("Desativado");
      }

      // Desenha a seta
      switch (pos)
      {
        case 0:
          lcd.setCursor(1, 1);
          break;
        case 1:
          lcd.setCursor(3, 1);
          break;
        case 2:
          lcd.setCursor(10, 1);
          break;
      }
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        else if (pos == 2 && d3 < 1)
        {
          d3 ++;
          lcd.setCursor(6, 0);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(14, 0);
          lcd.print("  ");
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        else if (pos == 2 && d3 > 0)
        {
          d3 --;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 2)
      {
          pos++;
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        alarmes[0][0] = d1;
        alarmes[0][1] = d2;
        alarme_ativado = d3;
       
        menu_atual = MENU_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }

      break;
      // ----- MENU_ALARME -----


    case MENU_CONFIG_HORAS:
      // Escreve as horas
      lcd.setCursor(5, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }    
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);

      // Desenha a seta
      lcd.setCursor(6 + pos*2, 1);  
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 1)
      {
          pos++;  
          lcd.setCursor(6, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(8, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        setTime(d1, d2, 0, day(), month(), year());
        menu_atual = MENU_MAIN;
        pos = 0;
       
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }

      break;
      // ----- MENU_CONFIG_HORAS -----
     
 
    case MENU_CONFIG_DATA:
      // Escreve a data
      lcd.setCursor(3, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }    
      lcd.print(d1);
      lcd.print("/");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);

      lcd.print("/");
      lcd.print(d3);

      // Desenha a seta
      lcd.setCursor(4 + pos*3, 1);
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        uint8_t aux;
       
        // Restringe o valor do dia de acordo com o mês e ano (se for bissexto)
        if(d2 == 1 || d2 == 3 || d2 == 5 || d2 == 7 || d2 == 8 || d2 == 10 || d2 == 12)
        {
          aux = 31;
        }
        else if(d2 == 2)
        {
          if(d3%4 == 0)
          {
            aux = 29;
          }
          else
          {
            aux = 28;
          }
        }
        else // Condições faltantes: mes 4, 6, 9 ou 11
        {
          aux = 30;
        }
       
        if (pos == 0 && d1 < aux)
        {
          d1++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 12)
        {
          d2++;
        }
        else if(pos == 2 && d3 < 9999)
        {
          d3++;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 1)
        {
          d1--;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 1)
        {
          d2--;
        }
        else if(pos == 2 && d3 > 0)
        {
          d3--;
        }
        delay(DELAY_BOT_FAST);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 2)
      {
          pos++;  
          lcd.setCursor(4, 1);
          lcd.print("       ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(4, 1);
          lcd.print("       ");
          delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        setTime(hour(), minute(), second(), d1, d2, d3);
       
        menu_atual = MENU_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(DELAY_BOT_SLOW);
      }

      break;
      // ----- MENU_CONFIG_HORAS -----
  }

  // Verifica se esta na hora de despertar
  verificar_alarme();
}


/*
 * Verifica se está na hora de algum alarme tocar
 */

void verificar_alarme(void)
{
  unsigned char i = 0;
  for(i = 0; i < sizeof(alarmes)/2; i++)
  {
    if (hour() == alarmes[i][0] && minute() == alarmes[i][1] && !parou_alarme && alarme_ativado)
    {
      lcd.clear();
      lcd.setCursor(1, 0);
      lcd.print("Segure select");
      lcd.setCursor(3, 1);
      lcd.print("para parar");
     
      while (!parou_alarme)
      {
        tocar(MUSICA, DURACAO);
        if (BOTAO_SELECT)
        {
          parou_alarme = true;
        }
        delay(200);
      }
     
      lcd.clear();
    }
  }
 
  // So reinicia a variável quando os segundos forem menor que 2 (próximo minuto)
  if (parou_alarme && second() <= 2)
  {
    parou_alarme = false;
  }
}


/*
 * Toca uma musica de acordo com o parâmetro
 */

void tocar(char* mus[], int tempo[])
{
  int tom = 0;
  for (int i = 0; mus[i] != "Fim"; i++)
  {
    if (mus[i] == "Do") tom = 262;
    if (mus[i] == "Re") tom = 294;
    if (mus[i] == "Mi") tom = 330;
    if (mus[i] == "Fa") tom = 349;
    if (mus[i] == "Sol") tom = 392;
    if (mus[i] == "La") tom = 440;
    if (mus[i] == "Si") tom = 494;
    if (mus[i] == "Do#") tom = 528;
    if (mus[i] == "Re#") tom = 622;
    if (mus[i] == "Fa#") tom = 370;
    if (mus[i] == "Sol#") tom = 415;
    if (mus[i] == "La#") tom = 466;
    if (mus[i] == "Pausa") tom = 0;
   
    tone(BUZZER, tom, tempo[i]);
    delay(tempo[i]);

    // CONDIÇAO DO DESPERTADOR - Não tem relação com essa função
    if (BOTAO_SELECT)
    {
      parou_alarme = true;  
      break;
    }
  }
}


/*
 * Retorna uma string com o horário atual no formato:
 * HH:MM:SS
 */

String get_hour(void)
{
  String horario = "";
  unsigned char i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = hour();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = minute();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = second();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      horario += "0";
    }
    horario += aux;

    if(i != 2)
    {
      horario += ":";
    }
  }
   
  return horario;
}

/*
 * Retorna uma string com a data no formato:
 * DD/MM/AAAA
 */

String get_date(void)
{
  String data = "";
  unsigned int i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = day();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = month();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = year();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      data += "0";
    }
    data += aux;

    if(i != 2)
    {
      data += "/";
    }
  }
   
  return data;
}