Nesta aula extra, introduziremos os elementos básicos da IDE Atmel Studio 7, incluindo os passos para criar seu primeiro projeto.
Na aula 4, aprendemos sobre o firmware e introduzimos as IDEs do AVR e do PIC.
Introdução
A partir do que veremos aqui, poderemos começar a desenvolver nossos códigos nas aulas futuras.
Muito do que se aprende na IDE é com a prática, então vou mostrar só o básico da navegação no programa e o resto dependerá da sua curiosidade.
Elementos da IDE Atmel Studio
A interface da imagem abaixo aparece assim que você abre o programa. Existem algumas marcações nela que vou usar como base para explicar a IDE.
1 - Ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é a área onde você irá desenvolver o seu código. Quando o programa acaba de ser iniciado, o ambiente de trabalho é ocupado pela ‘Start Page’, que é uma página introdutória com alguns atalhos e informações úteis.
No tópico sobre como criar o seu projeto, a área de trabalho será ocupada pelo código do projeto de fato.
2 - Navegação lateral
Quando você cria um projeto ou está com um aberto, os arquivos dele (ou dos projetos abertos) aparecerão nesta área.
3 - Barra de ferramentas
A barra de ferramentas contém atalhos para algumas funções úteis do programa, por exemplo:
- Criar novo projeto/arquivo
- É o 3º ícone da primeira fileira da barra de ferramentas.
- Abrir novo arquivo
- É o ícone com o símbolo de uma pasta aberta (6º ícone da primeira fileira).
- Salvar arquivo
- É o ícone com o símbolo de um disquete (7º ícone da primeira fileira).
- O ícone ao lado deste, salva todos os arquivos abertos ou modificações que foram feitas.
Compilar o projeto
Compila e verifica se existem erros no projeto.
- O ícone está localizado na segunda fileira e tem a aparência abaixo:
Debugar
Serve para testar o dispositivo em tempo real para avaliar o comportamento do seu sistema.
- É 6º ícone da segunda fileira e tem a aparência abaixo:
4 - Barra de navegação
Contém muitos atalhos úteis assim como a barra de ferramentas, mas não pretendo explicitá-la. Muitas das funções descritas acima podem ser encontradas nela.
5 - Console
É onde aparece algumas mensagens úteis sobre o processo de compilação, o processo de gravar o programa e entre outras.
Criando um projeto novo no Atmel Studio
Agora vou mostrar o passo a passo para criar um projeto do zero.
1 - Abrir menu de criação de projeto
O primeiro passo é abrir o menu para criação do projeto. E existem algumas formas diferentes de se fazer isto:
- Barra de navegação:
- File → New → Project
Ou…
- Barra de ferramentas
- 3º ícone
Ou o atalho:
- Ctrl + Shift + N
2 - Escolher tipo de projeto
Depois de abrir o menu de criação de projeto, a seguinte janela aparece:
A programação será feita utilizando a linguagem C, portanto, escolha a 2º opção. Escolha também um nome para o projeto e defina o diretório. E então clique em ‘Ok’.
É possível programar em C++ ou então programar utilizando o mesmo esquema do Arduino (última opção). Mas não faremos isto neste curso.
3 - Escolher microcontrolador
Basta escolher o microcontrolador que você estiver trabalhando. Depois de escolher é só clicar em ‘Ok’.
Pra facilitar a vida, é melhor usar a barra de busca (parte superior direita) e o filtro da família do dispositivo (parte superior esquerda).
Quando você seleciona um microcontrolador, aparece um menu mostrando um link do datasheet dele e uma lista com as ferramentas suportadas, que são os dispositivos que podem ser utilizados para programar este microcontrolador (aula 5).
4 - Finalização
Se você seguiu o passo a passo até aqui, o seu projeto em branco estará criado contendo apenas um arquivo main.c e as bibliotecas padrões.
Repare que o esqueleto do código criado já está de acordo com o modelo mostrado na aula 4 (“Super loop”). Veja abaixo:
Na imagem acima, eu já compilei o código e o console está mostrando quanto espaço ele ocupa em cada memória (de programa e de dados). Inclusive, ele mostra isso em porcentagem (em relação à capacidade máxima do microcontrolador escolhido), que é bem útil.
Para compilar o projeto e verificar como é o processo, faça uma das seguintes opções:
- Barra de navegação:
- Build → Build solution
- ou
- Build → Build “nome do seu projeto”
Ou…
- Barra de ferramentas:
- Ícone
Ou o atalho:
- F7
A parte da gravação do arquivo no microcontrolador será explicada na próxima aula.
Recomendação
O Atmel Studio possui uma ferramenta chamada Advanced Software Framework (ASF), que te permite importar diversos módulos e drivers para o seu projeto. Estes módulos trazem funções “prontas” para facilitar a utilização de algum periférico do microcontrolador.
Sendo assim, recomendo dar uma pesquisada neste assunto, já que é uma ferramenta bem útil.
Observações finais
Não cheguei a explicar como gravar o código no microcontrolador ainda, pois é importante aprender a mexer na IDE primeiro. Sendo assim, na aula 5 aprenderemos como fazer isto.
Firmware e IDE – Aula 4 – MC