Uma informação bem interessante de se usar em muitos projetos é a intensidade luminosa do ambiente. Pois, com ela da pra fazer lógicas para saber se está de dia ou de noite e, dependendo, criar um acendimento automático de lâmpadas. E o componente capaz disso é o LDR.

Veja como utilizá-lo aqui.


O que é

O LDR, ou Resistor Dependente de Luz, é, basicamente, um resistor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz que incide sobre ele. Os tipos mais comuns possuem maior sensibilidade à luz visível. Porém, existem variações que permitem maior sensibilidade à luz infravermelha.

LDR
Fonte: Wikipedia

Como mostra a imagem acima, ele possui apenas duas pernas e não tem polaridade. Além disso, um dos materiais presentes nele é um semicondutor de alta resistência.

Uma informação importante, é que o LDR pode apresentar certos atrasos para variar a resistência. Podendo demorar cerca de 10ms para detectar a mudança de um ambiente escuro para um claro.

Símbolo mais comum:

LDR simbolo
Fonte: Wikipedia

Você pode encontrar o símbolo acima com um circulo no lugar do retângulo. Ou então o próprio desenho do LDR. Entretanto, o mais usual é o da imagem acima.


Funcionamento

A física por trás do LDR lembra bastante o efeito fotovoltaico. Quando os fótons (partículas de luz) incidem sobre a superfície do componente, os elétrons presentes no material semicondutor são liberados. Com isso, sua condutividade aumenta e a resistência cai.

LDR funcionamento

Fonte: Wikipedia

E, como o material possui alta resistência em seu estado normal, sua resistência fica baixa quando incide muito luz nele. Ou seja, se está escuro a resistência é máxima, e se está claro, a resistência é minima.


Aplicações

  • Acendimento automático de lâmpada: é muito útil para economizar energia e evitar trabalho desnecessário. Basta usar o LDR para detectar se está de dia ou de noite, e, acender as luzes ou não.
  • Robo seguidor de linha: é possível detectar a intensidade da luz que bate no chão e retorna ao sensor de um robô. E assim, criar um que seja capaz de seguir uma linha.
  • Cultivo: Podem existir casos em que certo tipo de planta ou fungo só pode ficar em ambientes que tenham uma certa intensidade de luz máxima. Portanto é possível criar um monitoramento do ambiente com o LDR.
  • Outros: Tudo que precise da medição da intensidade luminosa.

LDR – Como usar