Neste projeto, iremos construir um despertador utilizando um display LCD, um buzzer e um Arduino para fazer o controle do sistema.

Circuito

O objetivo é usar um buzzer ou um alto falante pra fazer a parte sonora do despertador e um display LCD 16×2 pra fazer a parte visual (configurações). Eu vou usar um shield (imagem abaixo) que possui o display e alguns botões já inclusos. Mas, caso você não possua o mesmo modelo, vou listar como fazer cada ligação separadamente.

Recomendo bastante que leia sobre o buzzer e sobre o LCD 16×2 para entender o projeto por completo.

display lcd

Buzzer

Basicamente é só ligar o positivo do alto falante/buzzer em série com um resistor (pode ser 100Ω) em um pino digital do Arduino (vou ligar no 13). E o negativo vai no GND. A imagem abaixo ilustra a ligação.

buzzer arduino

Display

O display você pode ligar em qualquer pino digital, basta configurar depois na programação. A imagem abaixo mostra a ligação padrão.

circuito display lcd

Botões

Você pode ligar os botões em pinos digitais separados. A ligação adiante é só para reproduzir o comportamento do shield.

Pra reproduzir os botões que tem no shield (cima, baixo, direita, esquerda, select), basta usar 5 botões. Eles devem ser ligados, de um lado, no 5V e, do outro lado, em um pino analógico do Arduino em série com um resistor. Além disto, é preciso ligar um resistor do pino analógico para o GND. Veja a imagem abaixo para entender.

Leitura analógica dos botões

Você pode ligar todos os botões na mesma porta analógica, basta variar o valor do resistor de cada botão. Isso porque, cada botão produzirá uma tensão diferente na entrada analógica.

Assim, poderemos ler esses valores dentro do programa. Recomendo usar valores de 1kΩ, 4k7Ω, 10kΩ, 15kΩ, 22kΩ… Sempre valores que não sejam muito próximos. Com isto, você vai ter que descobrir a faixa de leitura de cada botão pra usar na programação.

Programação

Como a interface funciona

Na versão 1.0, fiz uma interface que você pode selecionar 3 opções:

  • Mostrar as horas
    • Direciona pra tela que mostra as horas
  • Definir o alarme
    • Direciona pra tela de configurar o alarme
  • Definir horas
    • Direciona pra tela de configurar as horas

Pra navegar pelo menu é só usar dois botões (cima e baixo) e, para acessar cada tela, basta apertar o botão select.

Na tela de configuração do alarme e das horas, os botões cima e baixo alteram os valores, os botões esquerda e direita mudam a posição do cursor e o botão select aplica as mudanças. Na tela da configuração do alarme também é possível desativar e ativar o alarme.

Já na tela de horas, o botão select volta pro menu principal. 

Quando o alarme toca, o buzzer/alto falante começa a tocar e você tem que apertar select pra sair da tela. Enquanto você não apertar, o alarme não irá parar. E o alarme é constante, isto é, ele toca diariamente a partir do momento que você ligar ele na tela de alarme. Assim que você desliga o alarme (depois dele tocar), ele fica desativado até que o horário chegue no minuto seguinte e ele se ativa novamente.

Configurações

Pra usar o código, talvez seja preciso configurar algumas coisas:

  • Pino do buzzer/alto falante
    • Basta ir na linha 18 (#define BUZZER 13) e mudar o valor do pino.
  • Música do alarme
    • Na variável MUSICA, dá pra você criar sua própria música pra tocar no alarme. Veja o post sobre como tocar música com o Arduino pra entender como fazer a alteração.
  • Valores analógicos dos botões
    • Se você não está usando o shield que mostrei anteriormente, precisará alterar a faixa de leitura dos botões. No início do código (linhas 21-25) estão as definições das faixas de leituras dos botões, então basta alterá-las.
    • Exemplo, se sua faixa do botão select foi de 50~100, é só alterar: “analogRead(A0) <= 86 && analogRead(A0) >= 85 ” para: “analogRead(A0) <= 100 && analogRead(A0) >= 50 “. Faça isso para todos os botões.
    • Recomendo a leitura do post sobre leitura analógica com Arduino para saber como fazer a leitura da faixa de valores (leitura analógica simples).
  • LCD
    • O shield que utilizei usa pinos diferentes da ligação que mostrei no tópico do circuito. Se não for o seu caso mude a linha 13 no código:
    • No meu caso é: LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);
    • Na ligação padrão fica: LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

Biblioteca

Você vai precisar também da biblioteca Time, que pode ser baixada aqui ou aqui. Essa biblioteca cria funções de horas, minutos, segundos e de datas e é perfeita pra nossa aplicação.

Código completo

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// PROJETO CRIADO PELO SITE MUNDO PROJETADO
// Acesse: www.mundoprojetado.com.br
// Versão 2.0 de um despertador criado usando um shield LCD16x2 e um buzzer
// Atualizações:
//  Versão 1.0: só pode configurar um despertador que fica constante a partir do momento que é ligado
//  Versão 2.0: adição da data na tela de horas e reescrita do código de uma melhor forma
// ----------------------------------------------------------------------------------------------------

// ----- Bibliotecas -----
#include <TimeLib.h>

#include <LiquidCrystal.h>
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7); // inicializa a biblioteca do display com os pinos de interface


// ----- Definições -----
// Pino do Buzzer
#define BUZZER 13

// Condições dos botões apertados
#define BOTAO_CIMA    analogRead(A0) <= 63 && analogRead(A0) >= 60
#define BOTAO_BAIXO   analogRead(A0) <= 78 && analogRead(A0) >= 75
#define BOTAO_SELECT  analogRead(A0) <= 86 && analogRead(A0) >= 85
#define BOTAO_DIR     analogRead(A0) < 20
#define BOTAO_ESQ     analogRead(A0) <= 83 && analogRead(A0) >= 79


// ----- Constantes globais -----
// simbolo da seta na configuraçao
byte SIMBOLO_SETA[8] = {
  B00100,
  B00100,
  B01110,
  B10101,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
};

// simbolo do relogio
byte SIMBOLO_RELOGIO[8] = {
  B00000,
  B10001,
  B01110,
  B10101,
  B10111,
  B10001,
  B01110,
  B00000,
};

// Frases do menu
const String MENU[3] = {"Mostrar horas", "Definir alarme", "Mudar as horas"};

// Musica do despertador
char* MUSICA[] = {"Re", "Mi", "Fa", "Sol", "Do", "La", "Fa", "Do", "Fim"};
int DURACAO[] = {500, 500, 500, 500, 500, 500, 500, 500};

// Variaveis de controle das telas
enum telas{
  TELA_MAIN = 0,
  TELA_HORAS,
  TELA_CONFIG,
  TELA_ALARME
};

// ----- Variaveis globais -----
// Variavel de controle das telas
char tela_atual = TELA_MAIN;

// Variaveis auxiliares das telas
unsigned char d1, d2, d3, pos = 0;

// Variaveis para controle do alarme
bool parou_alarme = false, alarme_ativado = true;

// Variavel do alarme
unsigned char alarme[2] = {06, 00};

// ----- Prototipo das funções -----
void verificar_alarme(void);
void tocar(char* mus[], int tempo[]);
String get_hour(void);
String get_date(void) ;

void setup() {
  // LCD
  lcd.createChar(1, SIMBOLO_SETA); // cria o desenho da seta
  lcd.createChar(2, SIMBOLO_RELOGIO); // cria o desenho do relogio
  lcd.begin(16, 2);

  // Relogio
  setTime(12, 00, 0, 31, 12, 2019); // Define hora/min/segundo - dia/mes/ano

  // Configura os pinos
  digitalWrite(A0, INPUT_PULLUP); // Seta PULLUP na entrada A0
  pinMode(BUZZER, OUTPUT);
}

void loop() {
  // Entra no loop de cada tela
  switch (tela_atual) // Tela principal
  {
    case TELA_MAIN:
      lcd.setCursor(0, 0);
      lcd.print(MENU[pos]);
      lcd.setCursor(0, 1);
      if (pos < 2)
      {
        lcd.print(MENU[pos + 1]);
      }
 
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
   
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA && pos > 0)
      {
        pos--;  
        lcd.clear();
        delay(200);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO && pos < 2)
      {
        pos++;  
        lcd.clear();
        delay(200);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        switch (pos)
        {
          case 0:
            tela_atual = TELA_HORAS;
            break;
          case 1:
            tela_atual = TELA_ALARME;
            pos = 0;
            d1 = alarme[0];
            d2 = alarme[1];
            d3 = alarme_ativado;
            break;
          case 2:
            tela_atual = TELA_CONFIG;
            pos = 0;
            d1 = hour();
            d2 = minute();
            break;
        }
        lcd.clear();
        delay(300);
      }
     
      break;
      // ----- TELA_MAIN -----


    case TELA_CONFIG:
      lcd.setCursor(5, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }    
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);
     
      if (pos == 0)
      {
        //Indica a posiçao da seta
        lcd.setCursor(6, 1);  
        lcd.write(1);
      }
      if (pos == 1) {
        lcd.setCursor(8, 1);
        lcd.write(1);
      }
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 1)
      {
          pos++;  
          lcd.setCursor(6, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(8, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        setTime(d1, d2, 0, day(), month(), year());
        tela_atual = TELA_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(300);
      }

      break;
      // ----- TELA_CONFIG -----
     

    case TELA_ALARME:
      lcd.setCursor(0, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);
     
      lcd.setCursor(7, 0);
      if (d3)
      {
        lcd.print("Ativado");
      }
      else
      {
        lcd.setCursor(6, 0);
        lcd.print("Desativado");
      }

      // Indica a posiçao da setinha
      switch (pos)
      {
        case 0:
          lcd.setCursor(1, 1);
          break;
        case 1:
          lcd.setCursor(3, 1);
          break;
        case 2:
        lcd.setCursor(10, 1);
        break;
      }
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        else if (pos == 2 && d3 < 1)
        {
          d3 ++;
          lcd.setCursor(6, 0);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(14, 0);
          lcd.print("  ");
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        else if (pos == 2 && d3 > 0)
        {
          d3 --;
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 2)
      {
          pos++;
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        alarme[0] = d1;
        alarme[1] = d2;
        alarme_ativado = d3;
        tela_atual = TELA_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(300);
      }

      break;
      // ----- TELA_ALARME -----
     
 
    case TELA_HORAS:
      lcd.setCursor(3, 0);
      lcd.print(get_hour());
      lcd.setCursor(3, 1);
      lcd.print(get_date());
     
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
      if (BOTAO_SELECT)
      {
        tela_atual = TELA_MAIN;
        lcd.clear();
        delay(300);
      }
      break;
  }
 
  verificar_alarme(); // Verifica se esta na hora de despertar
}

/*
 * Verifica se está na hora do alarme tocar
 */

void verificar_alarme(void)
{
  if (hour() == alarme[0] && minute() == alarme[1] && !parou_alarme && alarme_ativado)
  {
    lcd.clear();
    lcd.setCursor(1, 0);
    lcd.print("Segure select");
    lcd.setCursor(3, 1);
    lcd.print("para parar");
   
    while (!parou_alarme)
    {
      tocar(MUSICA, DURACAO);
      if (BOTAO_SELECT)
      {
        parou_alarme = true;
      }
      delay(200);
    }
   
    lcd.clear();
  }
  // So reinicia a variável quando os segundos forem menor que 2 (próximo minuto)
  if (parou_alarme && second() <= 2)
  {
    parou_alarme = false;
  }
}


/*
 * Toca uma musica de acordo com o parâmetro
 */

void tocar(char* mus[], int tempo[]) {
  int tom = 0;
  for (int i = 0; mus[i] != "Fim"; i++)
  {
    if (mus[i] == "Do") tom = 262;
    if (mus[i] == "Re") tom = 294;
    if (mus[i] == "Mi") tom = 330;
    if (mus[i] == "Fa") tom = 349;
    if (mus[i] == "Sol") tom = 392;
    if (mus[i] == "La") tom = 440;
    if (mus[i] == "Si") tom = 494;
    if (mus[i] == "Do#") tom = 528;
    if (mus[i] == "Re#") tom = 622;
    if (mus[i] == "Fa#") tom = 370;
    if (mus[i] == "Sol#") tom = 415;
    if (mus[i] == "La#") tom = 466;
    if (mus[i] == "Pausa") tom = 0;
   
    tone(BUZZER, tom, tempo[i]);
    delay(tempo[i]);

    // CONDIÇAO DO DESPERTADOR - Não tem relação com essa função
    if (BOTAO_SELECT)
    {
      parou_alarme = true;  
      break;
    }
  }
}


/*
 * Retorna uma string com o horário atual no formato:
 * HH:MM:SS
 */

String get_hour(void)
{
  String horario = "";
  unsigned char i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = hour();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = minute();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = second();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      horario += "0";
    }
    horario += aux;

    if(i != 2)
    {
      horario += ":";
    }
  }
   
  return horario;
}

/*
 * Retorna uma string com a data no formato:
 * DD/MM/AAAA
 */

String get_date(void)
{
  String data = "";
  unsigned int i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = day();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = month();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = year();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      data += "0";
    }
    data += aux;

    if(i != 2)
    {
      data += "/";
    }
  }
   
  return data;
}

Código com vários alarmes

Resolvi fazer um código à parte que é igual ao de cima com adição de diversos alarmes configuráveis via código (só um continua sendo configurado pelo display). Para alterar ou adicionar um novo alarme, altere a variável alarmes seguindo as orientações dos comentários no código (linha 79). Remova ou adicione os alarmes conforme sua necessidade.

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// PROJETO CRIADO PELO SITE MUNDO PROJETADO
// Acesse: www.mundoprojetado.com.br
// Versão 2.1 de um despertador criado usando um shield LCD16x2 e um buzzer
// Atualizações:
//  Versão 1.0: só pode configurar um despertador que fica constante a partir do momento que é ligado
//  Versão 2.0: adição da data na tela de horas e reescrita do código de uma melhor forma
//  Versão 2.1: adição de vários alarmes configuráveis via código
// ----------------------------------------------------------------------------------------------------

// ----- Bibliotecas -----
#include <TimeLib.h>

#include <LiquidCrystal.h>
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7); // inicializa a biblioteca do display com os pinos de interface


// ----- Definições -----
// Pino do Buzzer
#define BUZZER 13

// Condições dos botões apertados
#define BOTAO_CIMA    analogRead(A0) <= 63 && analogRead(A0) >= 60
#define BOTAO_BAIXO   analogRead(A0) <= 78 && analogRead(A0) >= 75
#define BOTAO_SELECT  analogRead(A0) <= 86 && analogRead(A0) >= 85
#define BOTAO_DIR     analogRead(A0) < 20
#define BOTAO_ESQ     analogRead(A0) <= 83 && analogRead(A0) >= 79


// ----- Constantes globais -----
// simbolo da seta na configuraçao
byte SIMBOLO_SETA[8] = {
  B00100,
  B00100,
  B01110,
  B10101,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
  B00100,
};

// simbolo do relogio
byte SIMBOLO_RELOGIO[8] = {
  B00000,
  B10001,
  B01110,
  B10101,
  B10111,
  B10001,
  B01110,
  B00000,
};

// Frases do menu
const String MENU[3] = {"Mostrar horas", "Definir alarme", "Mudar as horas"};

// Musica do despertador
char* MUSICA[] = {"Re", "Mi", "Fa", "Sol", "Do", "La", "Fa", "Do", "Fim"};
int DURACAO[] = {500, 500, 500, 500, 500, 500, 500, 500};

// Variaveis de controle das telas
enum telas{
  TELA_MAIN = 0,
  TELA_HORAS,
  TELA_CONFIG,
  TELA_ALARME
};

// ----- Variaveis globais -----
// Variavel de controle das telas
char tela_atual = TELA_MAIN;

// Variaveis auxiliares das telas
unsigned char d1, d2, d3, pos = 0;

// Variaveis para controle do alarme
bool parou_alarme = false, alarme_ativado = true;

// Variavel dos alarmes
// O primeiro da lista é o configurável pelo display
// Adicione seu alarme mantendo o formato {XX,XX},
unsigned char alarmes[][2] = {{6, 0},
                              {8, 0},
                              {10, 0}
                          };

// ----- Prototipo das funções -----
void verificar_alarme(void);
void tocar(char* mus[], int tempo[]);
String get_hour(void);
String get_date(void) ;

void setup() {
  // LCD
  lcd.createChar(1, SIMBOLO_SETA); // cria o desenho da seta
  lcd.createChar(2, SIMBOLO_RELOGIO); // cria o desenho do relogio
  lcd.begin(16, 2);

  // Relogio
  setTime(12, 00, 0, 31, 12, 2019); // Define hora/min/segundo - dia/mes/ano

  // Configura os pinos
  digitalWrite(A0, INPUT_PULLUP); // Seta PULLUP na entrada A0
  pinMode(BUZZER, OUTPUT);
}

void loop() {
  // Entra no loop de cada tela
  switch (tela_atual) // Tela principal
  {
    case TELA_MAIN:
      lcd.setCursor(0, 0);
      lcd.print(MENU[pos]);
      lcd.setCursor(0, 1);
      if (pos < 2)
      {
        lcd.print(MENU[pos + 1]);
      }
 
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
   
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA && pos > 0)
      {
        pos--;  
        lcd.clear();
        delay(200);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO && pos < 2)
      {
        pos++;  
        lcd.clear();
        delay(200);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        switch (pos)
        {
          case 0:
            tela_atual = TELA_HORAS;
            break;
          case 1:
            tela_atual = TELA_ALARME;
            pos = 0;
            d1 = alarmes[0][0];
            d2 = alarmes[0][1];
            d3 = alarme_ativado;
            break;
          case 2:
            tela_atual = TELA_CONFIG;
            pos = 0;
            d1 = hour();
            d2 = minute();
            break;
        }
        lcd.clear();
        delay(300);
      }
     
      break;
      // ----- TELA_MAIN -----


    case TELA_CONFIG:
      lcd.setCursor(5, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }    
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);
     
      if (pos == 0)
      {
        //Indica a posiçao da seta
        lcd.setCursor(6, 1);  
        lcd.write(1);
      }
      if (pos == 1) {
        lcd.setCursor(8, 1);
        lcd.write(1);
      }
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 1)
      {
          pos++;  
          lcd.setCursor(6, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(8, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        setTime(d1, d2, 0, day(), month(), year());
        tela_atual = TELA_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(300);
      }

      break;
      // ----- TELA_CONFIG -----
     

    case TELA_ALARME:
      lcd.setCursor(0, 0);
      if (d1 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d1);
      lcd.print(":");
     
      if (d2 < 10)
      {
        lcd.print("0");
      }
      lcd.print(d2);
     
      lcd.setCursor(7, 0);
      if (d3)
      {
        lcd.print("Ativado");
      }
      else
      {
        lcd.setCursor(6, 0);
        lcd.print("Desativado");
      }

      // Indica a posiçao da setinha
      switch (pos)
      {
        case 0:
          lcd.setCursor(1, 1);
          break;
        case 1:
          lcd.setCursor(3, 1);
          break;
        case 2:
        lcd.setCursor(10, 1);
        break;
      }
      lcd.write(1);
     
      // ----- Testa os botoes -----
      if (BOTAO_CIMA)
      {
        if (pos == 0 && d1 < 23)
        {
          d1 ++;
        }
        else if (pos == 1 && d2 < 59)
        {
          d2 ++;
        }
        else if (pos == 2 && d3 < 1)
        {
          d3 ++;
          lcd.setCursor(6, 0);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(14, 0);
          lcd.print("  ");
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_BAIXO)
      {
        if (pos == 0 && d1 > 0)
        {
          d1 --;
        }
        else if (pos == 1 && d2 > 0)
        {
          d2 --;
        }
        else if (pos == 2 && d3 > 0)
        {
          d3 --;
        }
        delay(100);
      }
      else if (BOTAO_DIR && pos < 2)
      {
          pos++;
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_ESQ && pos > 0)
      {
          pos--;  
          lcd.setCursor(1, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(3, 1);
          lcd.print(" ");
          lcd.setCursor(10, 1);
          lcd.print(" ");
          delay(200);
      }
      else if (BOTAO_SELECT)
      {
        alarmes[0][0] = d1;
        alarmes[0][1] = d2;
        alarme_ativado = d3;
        tela_atual = TELA_MAIN;
        pos = 0;
        lcd.clear();
        delay(300);
      }

      break;
      // ----- TELA_ALARME -----
     
 
    case TELA_HORAS:
      lcd.setCursor(3, 0);
      lcd.print(get_hour());
      lcd.setCursor(3, 1);
      lcd.print(get_date());
     
      // Simbolo do relogio caso o despertador esteja ativo
      if (!parou_alarme && alarme_ativado)
      {
        lcd.setCursor(15, 0);
        lcd.write(2);
      }
      if (BOTAO_SELECT)
      {
        tela_atual = TELA_MAIN;
        lcd.clear();
        delay(300);
      }
      break;
  }
 
  verificar_alarme(); // Verifica se esta na hora de despertar
}

/*
 * Verifica se está na hora do alarme tocar
 */

void verificar_alarme(void)
{
  unsigned char i = 0;
  for(i = 0; i < sizeof(alarmes)/2; i++)
  {
    if (hour() == alarmes[i][0] && minute() == alarmes[i][1] && !parou_alarme && alarme_ativado)
    {
      lcd.clear();
      lcd.setCursor(1, 0);
      lcd.print("Segure select");
      lcd.setCursor(3, 1);
      lcd.print("para parar");
     
      while (!parou_alarme)
      {
        tocar(MUSICA, DURACAO);
        if (BOTAO_SELECT)
        {
          parou_alarme = true;
        }
        delay(200);
      }
     
      lcd.clear();
    }
  }
 
  // So reinicia a variável quando os segundos forem menor que 2 (próximo minuto)
  if (parou_alarme && second() <= 2)
  {
    parou_alarme = false;
  }
}


/*
 * Toca uma musica de acordo com o parâmetro
 */

void tocar(char* mus[], int tempo[]) {
  int tom = 0;
  for (int i = 0; mus[i] != "Fim"; i++)
  {
    if (mus[i] == "Do") tom = 262;
    if (mus[i] == "Re") tom = 294;
    if (mus[i] == "Mi") tom = 330;
    if (mus[i] == "Fa") tom = 349;
    if (mus[i] == "Sol") tom = 392;
    if (mus[i] == "La") tom = 440;
    if (mus[i] == "Si") tom = 494;
    if (mus[i] == "Do#") tom = 528;
    if (mus[i] == "Re#") tom = 622;
    if (mus[i] == "Fa#") tom = 370;
    if (mus[i] == "Sol#") tom = 415;
    if (mus[i] == "La#") tom = 466;
    if (mus[i] == "Pausa") tom = 0;
   
    tone(BUZZER, tom, tempo[i]);
    delay(tempo[i]);

    // CONDIÇAO DO DESPERTADOR - Não tem relação com essa função
    if (BOTAO_SELECT)
    {
      parou_alarme = true;  
      break;
    }
  }
}


/*
 * Retorna uma string com o horário atual no formato:
 * HH:MM:SS
 */

String get_hour(void)
{
  String horario = "";
  unsigned char i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = hour();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = minute();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = second();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      horario += "0";
    }
    horario += aux;

    if(i != 2)
    {
      horario += ":";
    }
  }
   
  return horario;
}

/*
 * Retorna uma string com a data no formato:
 * DD/MM/AAAA
 */

String get_date(void)
{
  String data = "";
  unsigned int i, aux;
 
  for (i=0; i < 3; i++)
  {
    if(i == 0)
    {
      aux = day();
    }
    else if(i == 1)
    {
      aux = month();
    }
    else if(i == 2)
    {
      aux = year();
    }
   
    if(aux < 10)
    {
      data += "0";
    }
    data += aux;

    if(i != 2)
    {
      data += "/";
    }
  }
   
  return data;
}