Nesta aula extra, introduziremos os elementos básicos da IDE Atmel Studio 7, incluindo os passos para criar seu primeiro projeto.

Na aula 4, aprendemos sobre o firmware e introduzimos as IDEs do AVR e do PIC.

Introdução

A partir do que veremos aqui, poderemos começar a desenvolver nossos códigos nas aulas futuras.

Muito do que se aprende na IDE é com a prática, então vou mostrar só o básico da navegação no programa e o resto dependerá da sua curiosidade.

Elementos da IDE Atmel Studio

A interface da imagem abaixo aparece assim que você abre o programa. Existem algumas marcações nela que vou usar como base para explicar a IDE.

IDE Atmel Studio

1 - Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é a área onde você irá desenvolver o seu código. Quando o programa acaba de ser iniciado, o ambiente de trabalho é ocupado pela ‘Start Page’, que é uma página introdutória com alguns atalhos e informações úteis.

No tópico sobre como criar o seu projeto, a área de trabalho será ocupada pelo código do projeto de fato.

2 - Navegação lateral

Quando você cria um projeto ou está com um aberto, os arquivos dele (ou dos projetos abertos) aparecerão nesta área.

3 - Barra de ferramentas

A barra de ferramentas contém atalhos para algumas funções úteis do programa, por exemplo:

  1. Criar novo projeto/arquivo
    • É o 3º ícone da primeira fileira da barra de ferramentas.
  2. Abrir novo arquivo
    • É o ícone com o símbolo de uma pasta aberta (6º ícone da primeira fileira).
  3. Salvar arquivo
    • É o ícone com o símbolo de um disquete (7º ícone da primeira fileira).
    • O ícone ao lado deste, salva todos os arquivos abertos ou modificações que foram feitas.
  4. Compilar o projeto

    • Compila e verifica se existem erros no projeto.

    • O ícone está localizado na segunda fileira e tem a aparência abaixo:
    • icone build
  5. Debugar

    • Serve para testar o dispositivo em tempo real para avaliar o comportamento do seu sistema.

    • É 6º ícone da segunda fileira e tem a aparência abaixo:
    • icone de debug

4 - Barra de navegação

Contém muitos atalhos úteis assim como a barra de ferramentas, mas não pretendo explicitá-la. Muitas das funções descritas acima podem ser encontradas nela.

5 - Console

É onde aparece algumas mensagens úteis sobre o processo de compilação, o processo de gravar o programa e entre outras.

Criando um projeto novo no Atmel Studio

Agora vou mostrar o passo a passo para criar um projeto do zero.

1 - Abrir menu de criação de projeto

O primeiro passo é abrir o menu para criação do projeto. E existem algumas formas diferentes de se fazer isto:

  • Barra de navegação:
    • File → New → Project

Ou…

  • Barra de ferramentas
    • 3º ícone

Ou o atalho:

  • Ctrl + Shift + N

2 - Escolher tipo de projeto

Depois de abrir o menu de criação de projeto, a seguinte janela aparece:

menu de criação de projeto

A programação será feita utilizando a linguagem C, portanto, escolha a 2º opção. Escolha também um nome para o projeto e defina o diretório. E então clique em ‘Ok’.

É possível programar em C++ ou então programar utilizando o mesmo esquema do Arduino (última opção). Mas não faremos isto neste curso.

3 - Escolher microcontrolador

atmel studio escolhendo micro do projeto

Basta escolher o microcontrolador que você estiver trabalhando. Depois de escolher é só clicar em ‘Ok’.

Pra facilitar a vida, é melhor usar a barra de busca (parte superior direita) e o filtro da família do dispositivo (parte superior esquerda).

Quando você seleciona um microcontrolador, aparece um menu mostrando um link do datasheet dele e uma lista com as ferramentas suportadas, que são os dispositivos que podem ser utilizados para programar este microcontrolador (aula 5).

4 - Finalização

Se você seguiu o passo a passo até aqui, o seu projeto em branco estará criado contendo apenas um arquivo main.c e as bibliotecas padrões.

Repare que o esqueleto do código criado já está de acordo com o modelo mostrado na aula 4 (“Super loop”). Veja abaixo:

atmel studio projeto criado

Na imagem acima, eu já compilei o código e o console está mostrando quanto espaço ele ocupa em cada memória (de programa e de dados). Inclusive, ele mostra isso em porcentagem (em relação à capacidade máxima do microcontrolador escolhido), que é bem útil.

Para compilar o projeto e verificar como é o processo, faça uma das seguintes opções:

  • Barra de navegação:
    • Build → Build solution
    • ou
    • Build → Build “nome do seu projeto”

Ou…

  • Barra de ferramentas:
    • Ícone atmel studio icone build

Ou o atalho:

  • F7

A parte da gravação do arquivo no microcontrolador será explicada na próxima aula.

Recomendação

O Atmel Studio possui uma ferramenta chamada Advanced Software Framework (ASF), que te permite importar diversos módulos e drivers para o seu projeto. Estes módulos trazem funções “prontas” para facilitar a utilização de algum periférico do microcontrolador.

Sendo assim, recomendo dar uma pesquisada neste assunto, já que é uma ferramenta bem útil.

Observações finais

Não cheguei a explicar como gravar o código no microcontrolador ainda, pois é importante aprender a mexer na IDE primeiro. Sendo assim, na aula 5 aprenderemos como fazer isto.

Firmware e IDE – Aula 4 – MC